Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Qual é o pente que te penteia ?/ Historia do pente garfo

| |
Os cabelos sempre desempenharam um papel importante na cultura da África e da Diáspora Africana. O pente ou garfo tradicionalmente africano tem desempenhado um papel crucial na criação, manutenção  e decoração de penteados para homens e mulheres 


O pente garfo é um item bastante popular e facilmente encontrado em lojas de cosméticos. Eles são vendidos em diferentes materiais e formatos, sendo que os de dentes mais largos são indicados para quem tem cabelos com cachos mais definidos e que não deseja perder a definição e os pentes de dentes mais estreitos são os que melhor se adaptam aos fios muito crespos ou com textura afro. 

Na África os penteados sempre foram carregados de grande simbologia. Os penteados indicavam: status, estado civil, identidade étnica, região geográfica, religião, classe social, status dentro da própria comunidade e até detalhes sobre a vida pessoal do indivíduo. 



O núcleo do Museu Fitzwilliam apresenta a história cronológica deste objecto, iniciando o percurso expositivo com objetos que nos remetem para mais de 6000 anos AC no Egito (Kemet). Os pentes encontrados deste período, são na sua maioria ornamentados com figuras animais, salvo em algum casos, que contêm representações de figuras humanas, provavelmente deuses, como é o caso do pente representa Tawaret, a deusa da bondade. 


                   As alças de pentes são decorados com objetos de estado, como o encosto de cabeça, 
                   figuras humanas, e os motivos que fazem referência a natureza e o mundo espiritual
                                                                  tradicional.



A justaposição simbólica entre dois pentes com diferença temporal de mais de 5000 anos: um pente de plástico dos anos setenta, desenhado pela Antonio Inc., e um pente em osso pertencente à Dinastia do Alto Egito. Ambos encerram em si o mesmo significado icónico. O primeiro, o ethos do Movimento de Direitos Civis, ergue um punho cerrado e o símbolo da paz, ao passo que o segundo é ornamentado com um pare de chifres de touro, mas ambos são representações ou símbolos de poder e status.
  
A exposição Afro Comb, no Museu Fitzwilliam, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), tem como objetivo traçar a história e o significado do pente de cabelo africano durante um período de 5.500 anos na África, por meio de sua re-emergência entre a diáspora nas Américas, Grã-Bretanha e no Caribe.


Como referência ao período colonial, posso destacar a história dos quilombos de Accompong na Jamaica narrada através da uma instalação constituída por dez pentes de alumínio, idealizada por Russell Newell em 2013. O termo "Maroon" provém da língua espanhola, que significa cimarrón, uma das muitas palavras pejorativas usadas pelos europeus para rotular os povos africanos.

No último espaço expositivo no Museu Fitzwilliam, é simultaneamente narrada a história e importância simbólica do pente e penteado ‘afro’, quer durante o período colonial quer na atual Diáspora Africana. Esta ultima surge durante os anos 50, ganhando um tremenda visibilidade quando as artistas Miriam Makeba ou Nina Simone passam a adaptar este estilo de penteados publicamente, como um símbolo de orgulho da sua própria identidade cultural. Posteriormente, durante os anos 60 e 70, quando ocorrem os movimentos Direitos Civis dos Negros ou o movimento Black Power, este estilo de penteado "afro" torna-se popular por entre as comunidades da diáspora africana, expressando o conceito 'Black is Beautiful'. Durante este período são criadas uma variedade de diferentes tipos de pentes, sendo o mais icônico, um pente ornamentado com um punho cerrado idealizado por Anthony Romani em 1972, simbolizando o gesto de saudação do Black Power.

Link do Museu: www.fitzmuseum.cam.ac.uk                       

Poema
Neguei minha identidade
Durante muito tempo
Hoje não tenho dúvida
Quando falo, no meu modo de vestir
De falar nas minhas escolhas
Destruir uma raça é
Confundir sua cultura

6 comentários:

  1. Parabéns,Lua.A história do nosso povo deve ser contada para que todos conheçam suas origens.Amei o tema!
    Bjus

    www.anegraeseustons.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3 fico feliz por ter gostado <3 estava ansiosa para começa a posta no blog

      Excluir
  2. Parabéns!Adorei a postagem, o pente garfo é um acessório q não pode faltar na minha bolsa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Linda <3 Que bom que você gostou, Aqui em casa é uma briga com o pente garfo só tem 1 pra 3 ai é uma briga terrível ainda mais na hora de sair que todo mundo quer usar kkkk

      Excluir
  3. Liindo Luu! Adorei o post, é algo que nunca tinha lido a respeito. Continue assim e sucesso minha linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiii muito obriga linda, que bom que você gostou, pesquisei bastante sobre esse assunto antes de postar, achei muito interessante e é como você disse eu nunca tinha lido sobre <3

      Excluir